26 de julho de 2010

Animais mortos são utilizados como embalagem de cerveja

A cervejaria escocesa BrewDog criou uma marca de cerveja onde a bebida utiliza animais empalhados como embalagem.
Entre os animais utilizados se encontram mustelídeos, lebres e esquilos.  O marca chamada “The End of History” (“O Fim da História”) virou polêmica entre consumidores, entidades de defesa aos animais e de defesa ao alcoolismo.
Os próprios fabricantes anunciam a cerveja como a mais cara do mundo, custando de 500 libras (aproximadamenteR$ 1.350) até 700 (aproximadamenteR$ 1.900).
"É sem sentido e é completamente negativo usar animais mortos, quando nós gostaríamos de celebrar animais vivos", disse aLibby Anderson, diretora da Advocates for Animals, em entrevista à BBC.
"É uma forma errada de se pensar em animais. As pessoas deveriam aprender a respeitar os animais, em vez de usá-los como um truque idiota de marketing. Eu espero que as pessoas não joguem fora 500 libras em algo tão macabro", completou Libby.
Os criadores alegam que o produto é ético, já que segundo eles, os animais morreram de causas naturais.
Além de utilizar animais mortos como embalagem e de ser muito mais cara, a cerveja também possui o maior teor alcoólico do mundo: 55% (uma cerveja comum possui em média de 4% a 7%).
Os fabricantes se defendem. "Nós queremos mostrar às pessoas que existe uma alternativa às cervejas de corporações monolíticas, introduzindo-as a uma abordagem completamente nova em relação à cerveja, elevando o status da cerveja na nossa cultura", disse James Watt, um dos fundadores da BrewDog.
Confira o vídeo da campanha da cervejaria que trata o assunto com tom humorístico e desrespeitoso:

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